PROJETO
BRINCADEIRAS INFANTIS + INFORMÁTICA
OBJETIVOS:
* Conhecer diversas brincadeiras infantis;
* Resgatar as “brincadeiras antigas”;
* Identificar as diversas brincadeiras existentes;
* Realizar a pesquisa através da internet;
*Realizar as brincadeiras em sala de aula.
JUSTIFICATIVA:
Diante do trabalho realizado em sala de aula sobre o resgate das brincadeiras, faz- se necessário desenvolver no aluno o conhecimento sobre as brincadeiras, valorizando sua história.
O projeto tem como principal objetivo levar os alunos a através da mídia, principalmente do computador e realizar as atividades propostas em sala de aula e na escola, auxiliando assim para que se tenha uma aprendizagem mais significativa.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
Primeiramente realizar um levantamento com os alunos sobre as brincadeiras que eles mais brincam e gostam. Conhecer essas brincadeiras.
Trabalhar essas brincadeiras de conhecimento dos alunos, na sala de aula e no pátio da escola.
Confeccionar com os alunos uma listagem das brincadeiras realizadas com eles na escola.
Pesquisar outras brincadeiras existentes e imagens (uso da internet, como fonte pesquisa), assim, ampliar a listagem das brincadeiras na sala de aula.
Os alunos em grupos farão a explicação das brincadeiras diversas aos alunos da sala.
E demais atividades, como: produção de ilustrações sobre as brincadeiras, apresentações dos materiais confeccionados, como brinquedos, desenhos, cartazes, entre outros.
RECURSOS:
Serão utilizados os materiais, como: livros, materiais impressos, revistas, cartolina, músicas, Tv, Dvd, rádio, folhas fotocopiadas, tinta, fotos, computador, entre outros.
CRONOGRAMA:
Os trabalhos se darão durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.
REFERÊNCIAS:
CENTURIÓN, Marília, Jogos, projetos e oficinas para educação infantil. São Paulo: FTD, 2004.
http://amoremensinar.blogspot.com/2008/10/algumas-brincadeiras-infantis.html
ALFABETO DAS BRINCADEIRAS:
A = AMARELINHA
ADOLETA
B = BOLA
BOLICHE
BILBOQUÊ
C = CAMA DE GATO
COELHINHO SAI DA TOCA
D= DANÇA DA CADEIRA
DOMINÓ
E= ESTÁTUA
ELEFANTINHO COLORIDO
F= FORCA
G= GATO E RATO
I= IÔ IÔ
J= JACA OU JACARÉ
M= MESTRE MANDOU
MORTO E VIVO
P= PASSA ANEL
PULAR CORDA
Q= QUEIMADA
T= TELEFONE SEM FIO
V= VAI E VEM
Gostei deste alfabeto das brincadeiras, articula o tema do projeto e retoma o alfabetário! Parabéns, Michele.
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